terça-feira, 8 de outubro de 2013

CCSP sedia o primeiro encontro do MUDA-SP


Programação dialoga com a X Bienal de Arquitetura e Urbanismo e terá premiações, oficinas e cozinha experimental ao ar livre


Entre os dias 12 e 16 de outubro, os paulistanos ganham um presente e um futuro: o Movimento de Agroecologia de São Paulo. Debutando em grande estilo, o MUDA-SP está dentro da programação da X Bienal de Arquitetura e Urbanismo e conta com uma intensa programação. São oficinas, feira de trocas de brinquedos contra o consumismo infantil, uma inédita premiação dos pequenos produtores, plantio, manejo e até uma cozinha experimental colaborativa, criada pelo grupo Fruitmap (Áustria) em parceria com os grupos Hortelões Urbanos, Come-se e Árvores Vivas. Tudo nas imediações da horta criada pelo grupo Hortelões Urbanos, do jardim suspenso e dos demais pisos do Centro Cultural São Paulo.

O Muda - SP apresenta uma nova maneira de relacionamento entre a cidade e o campo, onde o alimento promove a integração harmônica entre ambos. Tudo na natureza que nos nutre é tratado como algo pertencente ao ciclo da vida e não apenas como mera mercadoria. Desse modo, o ato de alimentar-se inclui o envolvimento do ser humano com todas as fases que compõem a geração do alimento, desde a manutenção da boa fertilidade do solo até o consumo de receitas plenas de sabor, passando pelo cultivo em sintonia com o ambiente e pela distribuição equilibrada dos frutos saudáveis plantados e colhidos em nossa terra.

A dupla simbologia da palavra MUDA revela ideais em movimento: o semear de uma pequena planta a ser bem cuidada para que cresça com vigor e o convite a uma mudança real no dia a dia de São Paulo, estimulando todos os seus habitantes a resgatarem o convívio com a terra e com seus elementos vivos, para criarmos juntos um município plenamente saudável, seguro, solidário e sustentável.

O projeto é uma iniciativa conjunta de pessoas e organizações que atuam nas áreas de ecologia, agricultura sem venenos, convívio nos espaços urbanos, comércio justo, educação ambiental, gastronomia saudável, segurança alimentar e saúde pública, incluindo setores do poder público executivo e legislativo do município. São eles: COMUSAN, Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, Prefeitura de São Paulo, Casa Jaya, AAO, Revolução da Colher Brasil, Slow Food São Paulo, Hortelões Urbanos, Instituto Kairós e Instituto 5 Elementos.

Tragam as crianças e juntem-se aos que estão construindo esse caminho em busca de uma São Paulo mais viva e mais intensa em saberes e sabores!

Veja a programação e inscreva-se aqui.


Nenhum comentário: